Exercícios de Geografia
Atividades Sobre Linhas Imaginárias



Atividades Sobre Linhas Imaginárias

Atividade avaliativa de geografia

1. ESCOLA ESTADUAL FERNANDO CORRÊA Nota Nome: __________________________________ Nº: ___ Série: 5º____ Data: ___ /__ /___ Atividade Avaliativa de Geografia Profª. Fátima Observações:  As respostas devem estar a caneta azul ou preta nos lugares demarcados;  Não será permitido o empréstimo de materiais;  As questões testes não devem ter rasuras sob pena de anulação. Nas demais utilize critérios de dissertação.  O valor desta avaliação é de 10,0 pontos, conforme indicação nas questões;  A avaliação terá duração de 50 min. Descontos para erros de: Grafia (0,3) Ortografia (0,4) Organização (0,3) ____ ____ ____ Leia o texto a seguir: Para facilitar a localização dos continentes, oceanos, países, etc. no globo terrestre e no planisfério, o homem imaginou algumas linhas. À primeira, “cortando” a terra ao meio, no sentido horizontal, chamou linha do equador. Essa linha divide a terra em partes iguais chamadas hemisférios: hemisfério norte e hemisfério sul. Em cada hemisfério foram traçadas linhas paralelas ao equador: são os paralelos. Os principais paralelos são: o Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer, no hemisfério norte; o Círculo Polar Antártico, Trópico de Capricórnio, no hemisfério sul. A maior parte do território brasileiro está localizada no hemisfério sul. Os círculos que passam pelos pólos no sentido vertical são chamados meridianos. O meridiano do meio, “cortando” a terra em sentido vertical, é chamado de Meridiano de Greenwich. Existem paralelos na horizontal, sendo o principal o do meio, chamado equador. Sabendo disso, fica mais fácil compreender outras duas referências de localização no espaço terrestre: latitude e longitude. Latitude: é a distância de um lugar até o equador. Longitude: é a distância de um lugar até o Meridiano de Greenwich. 1- Com base na leitura do texto assinale as alternativas corretas: (3,0) a) A primeira linha que corta a terra ao meio no sentido horizontal chama-se: ( ) Paralelos ( ) Hemisfério ( ) Linha do Equador b) Os principais paralelos são:

2. ( ) Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer e Círculo Polar Antártico, Trópico de Capricórnio. ( ) Planisférios e continentes, hemisfério norte e hemisfério sul. ( ) Latitude e Longitude. c) O Brasil está situado na: ( ) América do Norte ( ) América do Sul ( ) América Central 2- Responda: (4,0) 
a) Quais são os continentes da terra? 
b) Em qual região do Brasil está localizado o nosso Estado? 
c) O que são continentes? 
d) Qual o oceano que banha o Brasil? 
3- Complete: (3,0) a) As linhas imaginárias que circundam a terra são chamadas de _____________________ e ___________________________. b) O principal paralelo é o Círculo ___________________________. c) O principal meridiano é o ______________________________________. d) ____________________________ é a metade de uma esfera. e) Para sabermos onde fica um ponto na superfície terrestre existem os pontos ______________________________ e os ___________________________. f) O __________________________ é o maior país da América do Sul. Boa Prova! Acredito em vocês!