Exercícios de Geografia
Atividades de Geografia 5o Ano para Imprimir


Atividades de Geografia 5o Ano para Imprimir
Atividades de Geografia 5o Ano para Imprimir

Prova de geografia

1. AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE GEOGRAFIA
NOME: 
ESCOLA: 
PROFESSORA: 
TURMA: __________________________ DATA: ________ /_______ /____________
1) Durante muito tempo as pessoas pensaram que o planeta Terra era plano e que ocupava o centro douniverso. Com o desenvolvimento dos conhecimentos científicos, que a Terra não é plana e que é somentemais um planeta entre tantos.De acordo com essa informação, qual é a forma do planeta Terra? .....................................................................2) Observe a foto acima e complete:a- O sistema solar é um .................................................................... formado pelo .............................................e por outros ...................................................... menores..b- O .................................................... é o único astro do .....................................................................................que apresenta .............................. própria. Ele ...................................................., …...........................................e determina os .......................................................... dos outros astros.
2. 3) Qual é o planeta mais próximo do sol? .............................................................................................................E o mais distante? .................................................................................................................................................4) Escreva o nome dos planetas a partir do sol: …...........................................,...................................................,.........................................................., ......................................................., ..........................................................,..............................................................,...................................................e ......................................................... .5) Observando esta outra foto da localização do Sistema Solar, responda:a- Como é chamado o Sistema Solar? ..................................................................................................................b- Qual o seu formato?...........................................................................................................................................c- O que quer dizer seu nome? .............................................................................................................................6) Explique:a- Movimento de rotação: ......................................................................................................................................b- Movimento de translação: .................................................................................................................................7) Relacione:( 1 ) paralelos ( 2 ) linha do equador ( 3 ) meridianos ( 4 ) meridiano de Greenwich( ) Divide o planeta Terra em duas partes.( ) São linhas imaginárias traçadas de norte e sul.( ) São linhas imaginárias que se encontram paralelas à linha do Equador.( ) É o principal meridiano terrestre. Ele divide nosso planeta em duas partes. Hemisfério Oeste ehemisfério leste.

3. 8) Observe o mapa do mundo e, responda o que se pede.a- Em qual continente se localiza o Brasil? ...........................................................................................................b- Que oceano banha o Brasil? .............................................................................................................................c- Em relação à linha do Equador, em qual hemisfério se encontra a maior parte do territóriobrasileiro?...............................................................................................................................................................d- Quais são os principais paralelos que atravessam o território brasileiro?.........................................................................................................................................................................................................................................e- Em relação ao meridiano de Greenwich, em qual hemisfério se encontra o território brasileiro?................................................................................................................................................................................9) Observe a tabela e responda:
4. a- Qual é o maior continente do planeta Terra?.....................................................................................................e o menor? .............................................................................................................................................................b- Qual é a extensão territorial do continente onde está localizado o Brasil?................................................................................................................................................................................c- Qual o continente apresenta maior número de países? ....................................................................................d- Qual o continente mais populoso da Terra? ......................................................................................................10) O movimento de translação é a principal conseqüência das estações do .................................................... .Escreva o nome das 4 estações do ano: ..................................................., .........................................................,............................................................... e .......................................................... .11) Observe o mapa e faça o que se pede.a- Pinte de amarelo, no mapa, o Estado onde você mora e, escreva, a sigla do seu Estado.b- Com outras cores, pinte os Estados que fazem limite com o seu Estado.c- Depois escreva abaixo o nome da capital do seu Estado..................................................................................12) Qual foi o último Estado criado no Brasil? .................................................................................................... .Depois da criação desse Estado, o Brasil agora é formado por ............................................................ Estados. BOA SORTE!!!